sexta-feira, 11 de maio de 2012

NACIONAL RETORNA, OFICIALMENTE, AO PROFISSIONALISMO:


Sem dúvidas, uma grande notícia foi recebida por torcedores e entusiastas do futebol uberabense, durante esta semana: o Nacional Futebol Clube retorna, após 3 anos, ao futebol profissional e disputará o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão (na verdade, o 3º. nível do futebol em nosso Estado, já que temos a "Primeira Divisão" distribuída entre "módulos" I e II).


Abaixo, veja o que foi noticiado, pelos principais veículos de comunicação e profissionais especializados de nossa cidade e região, sobre este acontecimento:


09/05/2012 - Nacional retorna ao profissionalismo: clique aqui para ler.


10/05/2012 - Salem oficializa participação do "Naça" na "Terceirona": clique aqui para ler.


10/05/2012 - Nacional reativa o futebol profissional e volta ao Mineiro: clique aqui para ler.


19/09/2011 - Coluna "Futebol" - A criação do time: esquadrão do 'Naça': clique aqui para ler;
26/09/2011 - Coluna "Futebol" - Sofre, se alegra e aplaude: Logo, existe! : clique aqui para ler;
08/05/2012 - Coluna "JM Futebol Clube" - Muito trabalho pela frente: clique aqui para ler;
10/05/2012 - Coluna "JM Futebol Clube" - Obras do novo 'Mineirão': clique aqui para ler.


10/05/2012 - Coluna "Bico da Cancha" - Nacional está de volta: clique aqui para ler.


11/05/2012 - Coluna própria no Jornal da Manhã - Dinheiro Público no Futebol: clique aqui para ler.


Com esta atitude, por parte de sua atual diretoria, esperamos e torcemos, muito, para que o Nacional possa "retornar pra valer" ao cenário futebolístico estadual, com participações, no mínimo, dignas e sempre buscando obter o máximo de competitividade e, claro, promoções para que, quem sabe, em 2014, possamos ver o 'Elefante' novamente na elite do futebol mineiro.

E por falar nesta "meta", você se lembra quando o "Naça" participou, pela última vez, de uma edição do Campeonato Mineiro, em sua série principal?

Pois bem, voltemos ao (já um pouco distante) ano de 2003. Após safar-se, dramaticamente, do rebaixamento na edição anterior (concluiu o torneio, vencido pela Caldense, na penúltima posição e "empurrou", por apenas 1 ponto de diferença, o rival Uberlândia ao "Módulo II"), o alvinegro figurava, pelo segundo ano consecutivo, na "elite" do futebol profissional estadual. Seu elenco, devido aos escassos recursos financeiros, era modesto (assim como em 2002) e a disputa, agora, seria muito mais difícil pois, ao contrário do ano anterior (devido à disputa do torneio regional "Sul-Minas", os três "grandes" não jogaram o estadual), Cruzeiro (justamente no ano em que conquistou a célebre "tríplice coroa"), Atlético e América estariam em campo.


Infelizmente, ao contrário do ano anterior, o "Naça" não contou com a sorte a acabou, mesmo, rebaixado ao "Módulo II" do futebol profissional mineiro (justamente no ano em que seu arqui-rival, o Uberaba Sport Club, obteve sua promoção à "elite", para a edição de 2004).

No ano seguinte, enquanto o "colorado" jogava entre os "grandes" (e acabou sofrendo o famoso e frequente, no futebol, "efeito 'iôiô'" ao ser rebaixado ao "Módulo II" de 2005), o Nacional procurou montar um elenco competitivo (apesar da constante dificuldade financeira), buscando seu retorno à divisão principal. Porém, o "tiro saiu pela culatra": colecionou, em campo, sucessivas derrotas logo durante a primeira fase (Democrata de Sete Lagoas, Ituiutaba, Democrata de Governador Valadares e UNIT, de Uberlândia, foram seus adversários) e, desastrosamente, após somar somente 5 pontos (em 24 possíveis), amargou, pela segunda temporada consecutiva, mais um rebaixamento.

O alvinegro chegou, assim, ao "fundo do poço" do futebol profissional mineiro. Disputou mais 4 edições da "Terceirona" mas, sem obter algum êxito, manteve-se afastado das competições oficiais durante estes últimos 3 anos.

Diante de tal panorama, ainda com um pouco de "oba-oba" pelo retorno, recém-anunciado, ao profissionalismo, qual a sua opinião? O "Naça" está sendo correto em voltar agora ou deveria aguardar um pouco mais, já que ainda está em pleno processo de reestruturação? Qual a sua expectativa sobre a participação do alvinegro na "Terceirona" mineira que, apesar de reunir adversários, tecnicamente e "teoricamente", "fracos", é um certame longo e muito disputado?

Queremos saber sua opinião e, caso deseje manifestar, por gentileza, clique no link "comentários", abaixo, e registre seu "pitaco" (se possível, deixe seu nome e e-mail), que será de muito valor ao nosso blog e, claro, muito bem vindo!

Grato pela atenção, novamente, dispensada!

Nenhum comentário: